.jpg)
OTAVIO AUGUSTO em A TROPA
"Sinta-se um privilegiado se puder ver no palco com seus próprios olhos o grande ator Otavio Augusto"
★★★★
Miguel Arcanjo
Celebrando seus 80 anos de vida e 60 anos de carreira, o ator Otavio Augusto traz a Novo Hamburgo, a peça “A Tropa” em única apresentação no Teatro Feevale.
Na peça, um pai recebe a visita de seus quatros filhos no hospital. O que seria apenas um encontro familiar se revela um acalorado acerto de contas, permeado de humor e revelações, tendo como pano de fundo os últimos 60 anos da história do Brasil. O elenco tem ainda Alexandre Menezes, Daniel Marano, Alexandre Galindo e André Rosa, com direção de César Augusto e texto de Gustavo Pinheiro, vencedor de um concurso de dramaturgia promovido pelo Banco do Brasil, em 2015.
Os filhos, muito distintos entre si, formam um mosaico da sociedade brasileira: um dentista militar aposentado que mora com o pai; um jovem usuário de drogas com passagens por clínicas de reabilitação; um empresário casado, pai de duas filhas, que trabalha numa empreiteira sob investigação por corrupção; e um jornalista que acaba de pedir demissão e passa por uma crise com a profissão. Os cinco vivenciam enfermidades ideológicas, sociais, afetivas e familiares. E seus embates e descobertas servem para discutir diferenças e tolerância - um tema cada vez mais atual.
Escrita em 2015, “A Tropa” faz uma leitura perspicaz, sensível, ácida e bem-humorada da sociedade brasileira. “Estreamos no governo Dilma, atravessamos em cena o impeachment dela, o governo Temer, o governo Bolsonaro e agora estamos de volta a um governo de esquerda, com Lula. Não mexemos em uma vírgula do texto e ele se mantém mais atual do que nunca. É interessante e perturbador ao mesmo tempo”, afirma o autor.
Tripla comemoração. Além dos 10 anos do texto, “A Tropa” marca as comemorações dos 80 anos de vida e 60 anos de carreira de Otavio Augusto. Na trama, ele interpreta um militar viúvo e autoritário que, no leito de hospital, vê as relações veladas da família serem descortinadas.
FICHA TÉCNICA
Texto: Gustavo Pinheiro | Direção: Cesar Augusto | Elenco: Otavio Augusto (o pai), Alexandre Menezes (Humberto), Daniel Marano (João Baptista), Alexandre Galindo (Artur) e André Rosa (Ernesto) | Cenografia: Bia Junqueira | Iluminação: Adriana Ortiz | Figurinos: Ticiana Passos I Assistente de interpretação: Lara Paulauskas I Fotos: Philipp Lavra e Isadora Relvas, Elisa Mendes; Pablo Henriques; Jonatas Marques; Fernandovisky | Registro videográfico: Tiago Scorza, Jonatas Marques, Gattu Filmes I Produção Executiva: Lara Paulauskas e Analu Dupret | Direção de Produção: Alexandre Galindo | Realização: Teatro Estúdio.